Saiba como uma boa alimentação pode ajudar você a ouvir melhor

Saiba como uma boa alimentação pode ajudar você a ouvir melhor

Saiba como uma boa alimentação pode ajudar você a ouvir melhor

Que manter uma dieta saudável faz bem para a saúde não é nenhuma novidade, mas você sabia que uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes específicos, também é benéfica para a sua audição? Saiba como a alimentação pode ajudar você a ouvir melhor.

Acompanhe, anote as dicas e cuide bem da saúde dos seus ouvidos. Boa leitura!

Estudos comprovam: boa alimentação evita a deficiência auditiva

De acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, dietas saudáveis reduzem em até 30% a possibilidade de desenvolver problemas de audição. A pesquisa acompanhou a alimentação e a capacidade auditiva de cerca 80 mil mulheres durante aproximadamente duas décadas, e os resultados foram publicados no periódico científico Journal of Nutrition.

A análise envolveu uma comparação de três tipos de dietas diárias: mediterrânea, Dash (do inglês, Abordagem Dietética para Frear a Hipertensão) e Ahei (da sigla anglofônica, Índice Alternativo de Alimentação Saudável). Essas dietas já são conhecidas por restringirem alimentos como doces, sal e gordura saturada.

Mas existem outras pesquisas com resultados similares. Por exemplo, uma sondagem realizada na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, que contou com a participação de 2.366 pessoas, mostrou que, mesmo quem se expunha a ruídos intensos, mas mantinha uma dieta saudável, tinha uma condição auditiva semelhante à de indivíduos que viviam em ambientes silenciosos, mas não mantinham uma boa alimentação.

Alimentos que fazem bem à audição

Com base nessas pesquisas, separamos alguns alimentos que você deve priorizar na sua alimentação diária para refrear a deficiência auditiva. Confira:

  • Frutas: por exemplo, mamão e laranja, que contêm pigmentos (carotenoides) que ajudam a proteger os ouvidos.
  • Peixes: possuem gorduras boas, que atuam como anti-inflamatórios.
  • Oleaginosas: também têm gorduras boas e nutrientes fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso.
  • Folhas verde-escuras: contêm ácido fólico, benéfico para os ouvidos.
  • Água.

Nutrientes que desestabilizam os ouvidos

Existem alguns alimentos que você deve evitar para auxiliar em uma boa audição. Veja só:

  • Açúcar.
  • Gordura saturada.
  • Álcool.

Fique atento aos sinais de perda de audição

Agora que você já conheceu alimentos que podem ajudar ou prejudicar a saúde dos seus ouvidos, vamos mostrar alguns dos sintomas que podem indicar perda da audição. Certos sinais aparecem ainda na infância, por outro lado outros são observados na fase adulta, sendo eles:

  • Pedir para aumentar o volume da TV ou do som com frequência, mesmo que ele já esteja com um volume considerável.
  • Falar alto para se ouvir.
  • Achar a fala das pessoas baixa ou confusa.
  • Ouvir um barulho chato e constante.

Se você apresenta alguns desses sinais, não hesite em procurar ajuda especializada. Conte com a Audição Aparelhos Auditivos. Nossa equipe é formada por profissionais altamente capacitados prontos para atender você. Entre em contato conosco e agende uma consulta.