Blog

Mês da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido


Teve início este mês a Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, chamada de Novembro Laranja. A iniciativa da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (Apidiz) traz o alerta para o crescimento do problema e o tratamento do sintoma de forma precoce.

Inspirado no Outubro Rosa, que conscientiza sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Novembro Laranja já ocorre há oito anos no país e busca conscientizar, através de divulgação e dicas, sobre o zumbido no ouvido, que tem atingido faixas etárias cada vez menores.

O que é o zumbido?

O zumbido, tinido ou acúfeno, como também é chamado, atinge grande percentual da população mundial. No Brasil, atualmente, o problema afeta cerca de 30 milhões de pessoas de todas as idades. Ele ocorre quando o ouvido passa a enviar impulsos sem que este tenha sido gerado por uma fonte sonora.

O sintoma é constante e consequentemente pode afetar o sono e a rotina, atrapalhando a concentração e o equilíbrio emocional. Ele pode ser originado de alguns fatores, como: alterações no metabolismo, problemas no sistema auditivo, problemas odontológicos, doenças neurológicas e psiquiátricas, alterações musculares na região de cabeça e do pescoço, além de alterações hormonais e cardiovasculares.

Tratamento

O zumbido, na verdade, é um sintoma, e não uma doença. Portanto, a origem deve ser investigada. O tratamento adequado é bem-feito quando é realizado um acompanhamento multidisciplinar, através do diagnóstico das causas. Além da Otoneurologia, outras áreas, como Ortodontia, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia. Essas áreas atuam em conjunto para cuidar de pacientes que sofrem com o zumbido, pois os tratamentos dependem da causa.

O tratamento consiste em soluções que podem variar desde o uso de aparelhos auditivos ou terapia sonora até a correção das alterações gerais da saúde da pessoa com o problema. Sendo assim, a campanha é importante para lembrar a todos sobre prevenção e cuidado com a audição. Fique atento!

Nosso blog já trouxe uma entrevista completa com a Doutora Tanit Ganz Sanchez, uma das maiores especialistas do país em zumbido. Leia na íntegra clicando aqui.