Blog

Você sabe o que é misofonia? Campanha Novembro Laranja explica


A misofonia é a aversão a determinados sons. Também conhecido como Síndrome da Sensibilidade Seletiva a Sons, esse transtorno causa reações agressivas e explosões de raiva nas pessoas que convivem com ele. A campanha Novembro Laranja tem o objetivo principal de informar corretamente a população e os profissionais. Afinal, esse incômodo já afeta milhares de pessoas ao redor do mundo.

A falta de conhecimento sobre a misofonia faz com que quem sofre com a hipersensibilidade sofra também com o preconceito. Isso acontece desde o ambiente familiar até os de trabalho e lazer. Assim, a ação de conscientização incentiva a pesquisa e promove atividades para divulgar o tema.

Sinais da misofonia

As reações negativas e intensas acontecem baseadas em pequenos sons que, muitas vezes, pessoas sem a síndrome não percebem ou apenas não se importam.  Normalmente, são estimuladas pela repetição dos ruídos. Os exemplos mais comuns são aversão à tosse, mastigação, barulho de teclados de computador, entre outros.

Os sintomas podem aparecer em qualquer idade, mas, na maioria dos casos, surgem na infância. Entre eles, estão a agitação, as reações exageradas aos sons e o uso de pedidos ofensivos na tentativa de se livrar do barulho. Além disso, as pessoas com misofonia começam a evitar algumas atividades e locais barulhentos.

Tratamento

Não existe, ainda, cura ou tratamento específico para a misofonia. Os recursos usados para amenizar os sintomas incluem treinamento auditivo e psicoterapia, utilizando a terapia cognitivo-condicional. Esse método ajuda a pessoa a aceitar e conviver com a síndrome sem que sua qualidade de vida e a convivência com outras pessoas sejam afetadas.

Antes de iniciar qualquer recurso terapêutico, é importante procurar um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo. Os profissionais, ao analisarem os casos, indicam a forma de tratamento mais adequada para cada quadro.

A Audição apoia o Novembro Laranja e espera sempre contribuir com informação e tratamento de qualidade. Com atendimento profissionalizado e serviço de fonoaudiologia, você pode conhecer mais sobre a misofonia e outros problemas auditivos.