Blog

Você sabe a importância do cuidado com a audição infantil?


 

Em todo o mundo, aponta-se que 32 milhões de crianças possuem perda auditiva. Na maioria dos casos, a dificuldade de ouvir os sons é identificada quando os bebês são recém-nascidos. Para isso, um exame auditivo é realizado entre 24 e 48 horas depois do nascimento. Com suspeita ou diagnóstico, os cuidados para a reabilitação devem ser imediatos. Afinal, a audição é muito importante para o nosso desenvolvimento.

Em crianças maiores, identificar problemas e dificuldades de escutar pode ser uma tarefa mais difícil. Consequentemente, os cuidados precisam ser contínuos. Ao longo do texto, você confere quais são os sinais da perda auditiva que devem ser observados nos pequenos. Além disso, citamos as principais soluções que podem fazer parte do tratamento. Vamos lá?

Sintomas dos distúrbios na audição

Estar atento a como seu filho reage aos sons é um exercício diário. Ainda nos primeiros meses de vida, as crianças têm reações aos estímulos sonoros. Durante o crescimento, quando não respondem a chamados ou precisam de atenção dobrada para entender o que está sendo dito, é importante avaliar.

O atraso na fala pode, também, ser consequência de distúrbios na audição. Se a criança não escuta de forma clara, como resultado, ela apresentará dificuldade para reproduzir os sons. Televisões em volumes muito altos e desatenção na escola estão entre os sinais da perda auditiva. No caso da evolução escolar, os professores são fundamentais para perceber possíveis dificuldades.

Tratamento para perda auditiva

Quanto mais cedo a deficiência auditiva for diagnosticada, mais rapidamente pode ser trabalhada. O primeiro passo é procurar um especialista para indicar o tratamento correto. Cada caso é um caso e precisa ser avaliado de forma individual. De maneira geral, as abordagens incluem o uso de aparelhos auditivos, terapia de linguagem para melhorar o desenvolvimento de comunicação e dispositivos de audição assistiva.

Para conhecer mais sobre os recursos disponíveis para o cuidado com audição infantil, agende uma visita em uma de nossas unidades! Aqui, aliamos tradição e tecnologia para atender todas as idades.