Blog

Você já conhece as pulseiras que ajudam pais com deficiência auditiva?


Construir uma família e ter filhos, por muito tempo, pareceu um desafio para pessoas com deficiência auditiva. Hoje, com tantos avanços tecnológicos e trabalhos por inclusão, estamos conseguindo quebrar esses tabus. Mesmo assim, ainda é comum que os futuros pais ouçam questionamentos sobre a criação das crianças. Um exemplo é o já famoso “de que maneira você vai ouvir o choro do bebê?”.

Pensando nisso, um grupo de alunos de Design, do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Paulo, desenvolveu uma pulseira. O dispositivo ajuda pessoas com deficiência auditiva a perceberem o choro do filho. Com o nome “Silence”, é usado em pares, uma para o pequeno e outra para o pai ou a mãe.

Como a Silence funciona?

Como mencionado, o uso da pulseira deve ser feito em par. A que fica com a criança possui um microfone que capta a frequência exata do choro. Simultaneamente, um sinal é enviado para a pulseira dos pais, que vibra para acioná-los. É importante destacar que o captador de áudio instalado interpreta o som.

Como resultado, a pulseira e, consequentemente, os pais conseguem perceber que o barulho é, de fato, o choro do bebê. São capazes, assim, de diferenciá-lo de outro som na rua, por exemplo. A vibração da pulseira dos pais é capaz de acordar um adulto, caso ele esteja dormindo ou simplesmente avisá-lo se estiver longe do filho.

Além disso, o aparelho funciona por bluetooth, e a função GPS indica a localização de todas as pulseiras em tempo real. E as vantagens não param por aí: o produto é à prova de água e, com um sistema de dados, possibilita o melhor controle dos pais em relação a informações importantes, até em consultas médicas.

O projeto foi apresentado como trabalho de conclusão de curso por Artur Guiguer, Luiz Henrique Ferreira, Carlos Peres e Mateus Cherem. As pulseiras Silence estão sendo desenvolvidas, mas não estão disponíveis ainda no mercado. Para mais informações sobre novidades e avanços, continue acompanhando nosso blog!