Blog

Você conhece os principais modelos de aparelho auditivo?


O aparelho auditivo é um dos mais importantes instrumentos usados no tratamento da perda de audição. Sua principal função é amplificar o som ambiental e o som da fala, permitindo que o usuário escute melhor. Com o avanço tecnológico e a preocupação constante em garantir qualidade de vida, esses aparelhos estão cada vez mais modernos. Além disso, com diferentes modelos, se adaptam aos mais diversos casos.

É importante lembrar que, mesmo não tendo contraindicação, para usar um aparelho auditivo é necessário realizar um exame auditivo para que seja definido o melhor para você. O dispositivo é escolhido de acordo com o nível da perda auditiva e também visando a uma boa adaptação. Para ficar informado sobre todas as possibilidades, explicamos, ao longo do texto, os principais modelos e suas indicações. Confira:

 

Aparelho Auditivo Intracanal

O modelo intracanal é posicionado dentro do canal auditivo. A peça é formada apenas por uma cápsula, que pode ser elaborada de acordo com o usuário. Por isso, sua fabricação é feita depois da realização de um molde do ouvido. Esse aparelho é indicado para pessoas com perda auditiva de grau leve ou moderado. Conta, ainda, com função de programação e controle do volume.

Retroauricular

Retroauricular é o tipo de dispositivo utilizado atrás da orelha, na parte superior. Com ele, o som chega ao conduto auditivo através de um molde, feito sob medida. Esses aparelhos são considerados mais potentes. Como resultado, são recomendados para todos os graus de perda de audição, incluindo o profundo. As principais vantagens desse modelo são a resistência, o conforto e o fácil manuseio.

Microcanal

O microcanal é um pequeno aparelho formado por uma única peça. O modelo fica totalmente inserido no canal auditivo e, assim, é o preferido para quem possui restrições estéticas. A única parte visível do microcanal é a ponta do fio de nylon pelo qual o paciente remove o dispositivo. A indicação é que seja usado por pacientes com perda leve ou moderada.

 

Conhecendo as opções fica mais fácil definir, junto a um profissional, a melhor escolha para você. Lembre-se de que há um período de adaptação e, com ele, o uso do aparelho auditivo só trará benefícios ao seu dia a dia.