Blog

Surdez na adolescência: saiba como deixar o processo menos doloroso


A perda de audição é, muitas vezes, relacionada a pessoas mais velhas. A verdade é que essa é uma condição que pode afetar pessoas em qualquer idade e por diversos motivos. Estudos recentes comprovam que a surdez, na adolescência por exemplo, tem crescido devido aos hábitos de exposição a níveis mais altos de vibrações sonoras. São rotinas não saudáveis e que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), têm deixado mais de um bilhão de jovens em risco.

 

Causas

 

As principais causas são exposição ao som alto no fone de ouvido ou, até mesmo, em festas, shows e boates. Além de explosões e fogos de artifício. Tudo isso causa às células do ouvido uma sobrecarga, ocasionando lesões.

 

Como tornar o processo menos doloroso

 

Sem dúvidas, quando temos o apoio de familiares e amigos, qualquer situação mais difícil se torna mais leve. Por isso, compartilhar com outras pessoas sobre a sua condição pode ser uma boa forma de deixar o processo menos doloroso.

Se antigamente os aparelhos auditivos eram motivo de vergonha e pouco acessíveis, hoje, a tecnologia e a conscientização sobre o seu uso tornam a deficiência auditiva e as etapas de adaptação mais leves. Confira os tipos de aparelho:

 

  • Aparelhos para zumbido

Esses aparelhos foram desenvolvidos para tratar os incômodos causados pelos diversos tipos de zumbido, que acometem as pessoas com ou sem perda auditiva.

  • Intracanal

São aparelhos que ficam dentro do canal auditivo. É discreto, aliando tecnologia ao seu tamanho inversamente proporcional, chegando a ser invisível.

  • Retroauricular

São aparelhos com apoio atrás da orelha, que atendem aos mais variados níveis de perda auditiva. Apresentam tamanhos distintos, mas que podem ser mais discretos e confortáveis.

 

 Como proteger a audição

 

Adote hábitos auditivos mais saudáveis. Por exemplo, caso vá a locais barulhentos, deixe o ambiente por 10 minutos. Dessa forma, você dá uma “folga” para os ouvidos. Evite o uso de fones de ouvidos por muitas horas durante o dia e regule bem o volume. Essa é uma dica que ajuda no descanso dos seus ouvidos e pode até mesmo retardar o problema.