Blog

Qual é a diferença entre aparelhos auditivos internos e externos?


Os aparelhos auditivos, de forma geral, são usados para diminuir os danos da perda auditiva. São confortáveis, discretos e oferecem variedade de recursos. Para atender a todos os gostos e tipos de problemas na escuta, diferentes modelos foram desenvolvidos. Por isso, existem os dispositivos internos e os externos, que se diferem, principalmente, no posicionamento. Vamos conhecê-los?

Aparelhos auditivos internos

Também chamado de intracanal, o aparelho interno fica completamente encaixado no conduto do ouvido. Visando a uma boa adaptação, esse item, normalmente, é personalizado. Isso significa que sua confecção é baseada em um molde, feito na orelha do paciente. Consequentemente, o dispositivo é totalmente individual, não podendo ser trocado de usuário.

Além disso, apesar do tamanho e da discrição, os intracanais são modernos e trabalham com muita tecnologia. Com controle de volume e função de programação, o utensílio é recomendado para pessoas com perda auditiva leve ou moderada.

Dispositivos externos

Os aparelhos auditivos externos são conhecidos como retroauriculares. Recomendados para todas as idades, ficam atrás da orelha e se diferem no formato e na largura. O modelo é, necessariamente, leve e, assim, oferece conforto às pessoas que o utilizam por longos períodos no dia a dia. Como principais vantagens, proporciona resistência, potência e fácil manuseio.

O retroauricular é indicado para os mais variados níveis de perda da audição, inclusive os mais severos. Apesar de ficarem localizados no lado externo da orelha, os aparelhos são discretos e se adaptam a cada paciente. Algumas versões contam, ainda, com microfones multidirecionais. Em lugares com muito barulho, essas peças ajudam a diferenciar os sons.

Finalmente, é importante lembrarmos que a indicação dos aparelhos auditivos deve levar em consideração uma série de fatores. Ao consultar um profissional, seu estilo de vida e o grau da perda de audição serão considerados na escolha do dispositivo ideal. Dúvidas? Entre em contato ou venha nos fazer uma visita!