Blog

6 dicas (+1) para proteger seus ouvidos durante a Copa do Mundo – e gritar: “É hexa!”


A Copa do Mundo está se aproximando! E, junto com ela, os gritos das torcidas e os inúmeros ruídos sonoros também. Vuvuzelas, apitos, fogos de artifício, TVs com o volume alto e muitos gritos vão embalar essa temporada, em que os mais prejudicados são os ouvidos dos torcedores.

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) divulgou dados apontando que o ouvido humano pode suportar até 85 decibéis em situações normais do dia a dia. Entretanto, no período do mundial, a população torcedora tende, sem perceber, a se expor a sons bem mais altos que o recomendado, o que pode atrapalhar a audição. Essa exposição sonora pode chegar, em dias de jogos, a até 120 decibéis, algo parecido com o barulho feito por uma turbina de avião. Isso não soa nada agradável, certo?

Para a Organização Mundial da Saúde, o nível de ruído ideal para o nosso organismo é de 65 decibéis, sendo 85 decibéis considerados já perigosos para a nossa saúde e com chances de comprometer o sistema auditivo.  Se você já sente algum incômodo, procure um médico! E fique esperto caso algum dos sintomas abaixo surja durante as festividades da Copa do Mundo. Proteja seus ouvidos!

  • Zumbido que passar naturalmente;
  • Sensação de ouvido tampado;
  • Tontura;
  • Sensação de pressão;
  • Estalos no ouvido.

Os sintomas listados acima são causados pelo próprio sistema auditivo, que tenta proteger seus ouvidos de sons muito fortes. Quando exposto por muito tempo a altos níveis de decibéis, o próprio sistema auditivo entra em fadiga, gerando a perda auditiva de forma continua e, muitas vezes, definitiva.

Como proteger meus ouvidos durante a Copa do Mundo?

 

No Brasil, estima-se que cerca de 15 milhões de pessoas sofram com algum tipo de perda auditiva. Por isso, é importante que a população se previna todos os dias e que tome alguns cuidados básicos durante os dias de jogos da seleção brasileira.

  1. Ao assistir aos jogos no estádio, utilize protetores auriculares;
  2. Já nos jogos transmitidos por TVs ou telões, fique o mais distante possível da fonte sonora. Caso o barulho seja muito intenso, é recomendada a utilização de protetores auriculares também;
  3. Faça uma pausa de dez minutos a cada hora, para descansar os ouvidos quando o barulho for muito intenso;
  4. Se estiver ouvindo fones de ouvido, evite ultrapassar metade da potência ou usá-los por mais de duas horas consecutivas;
  5. Não se esqueça de comer durante os jogos! Mas é importante evitar o abuso de doces, sal, álcool e nicotina;
  6. Beba bastante água! Torcer pela seleção brasileira pode dar bastante sede!

Dica extra!

  1. Caso sinta dores no ouvido, não se automedique! Procure um médico.

Tomando esses simples cuidados para evitar os ruídos, vai ficar muito mais fácil proteger seus ouvidos. Agora, é só aproveitar e se preparar para soltar o grito de “é campeão”!