Blog

Perda de audição na terceira idade: por que ela ocorre?


A perda de audição é um dos problemas que aparecem com maior frequência entre pessoas idosas. As mudanças no organismo durante o envelhecimento são comuns. Afinal, fazem parte do ciclo da vida e da condição natural do corpo. Ainda assim, existem fatores específicos que podem acelerar as mudanças negativas e prejudicar o funcionamento de sistemas como o auditivo.
Ao longo do texto, listamos quais podem ser as causas dos danos na escuta. Além disso, explicamos quais os tratamentos disponíveis para manter o cuidado ativo com a percepção do ouvido. Confira:
Quais as justificativas para a perda de audição?
A dificuldade de ouvir está associada a processos degenerativos que acontecem nos tecidos e células corporais ao longo do tempo. Gradualmente, nossas estruturas vão sendo danificadas e inúmeras alterações químicas acontecem no nosso corpo. Essas condições podem causar, em algum grau, prejuízo para audição. Há, ainda, outros aspectos que geram riscos de precipitação desse andamento. São eles:
• Exposição prolongada a ruídos altos, o que inclui o uso em excesso de fones de ouvido com o volume elevado;
• Doenças crônicas com alteração de vascularização periférica como a diabetes e hipertensão arterial;
• Uso de medicamentos ototóxicos, que possuem substâncias tóxicas para o ouvido interno ou para o nervo auditivo;
• Tabagismo;
• Infecções auditivas, como a otite média, comum na infância.
Como tratar os problemas auditivos?
A dificuldade de ouvir gera diversas consequências ruins para a rotina do idoso, interferindo, principalmente, no seu convívio social e em sua independência. Por isso, é fundamental que haja o acompanhamento de profissionais como o otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo.
Com a avaliação médica, torna-se possível definir o melhor tratamento para o caso do paciente. As principais opções para os danos na audição são o uso de aparelhos auditivos, dispositivos que amplificam os sons, e o implante coclear para casos mais severos.
Está com dificuldade de ouvir, sentindo sintomas como zumbidos no ouvido ou desequilíbrio? O conselho é que procure atendimento o mais rápido possível. Dessa forma, é possível prevenir maiores problemas no futuro. Para suporte profissional e de qualidade, conheça os serviços da Audição!