Blog

Três formas seguras de realizar a limpeza dos ouvidos


Para muitas pessoas, o acúmulo de cera nos ouvidos é considerado sujeira. Mas você sabia que ela é uma das grandes protetoras do seu canal auditivo? Por isso, ao realizar a limpeza dos ouvidos, é preciso ficar atento a alguns cuidados básicos.A cera de ouvido é um protetor natural do canal auditivo e é produzida pelas glândulas ceruminosas. Sua principal função é evitar que água ou partículas de sujeira entrem no ouvido e machuquem os tímpanos. O cerúmen é constituído basicamente de ácidos graxos e colesterol, o que explica a sua textura gordurosa e também o alto teor de proteção que oferece.

Quando o assunto é a limpeza, provavelmente as hastes flexíveis são a primeira coisa que surge em sua cabeça. Entretanto seu uso deve ser regulado, visto que elas podem causar mais lesões que benefícios.

Confira alguns simples cuidados de limpeza para o ouvido.

Uso de hastes flexíveis:

As hastes flexíveis podem ser usadas na parte externa do ouvido. Ao colocá-las no canal auditivo, você estará empurrando a cera para o seu interior, em vez de retirá-la. Use a haste de algodão somente na parte externa do ouvido, fazendo movimentos suaves.

Limpeza após o banho:

Outra forma simples e rápida de fazer a limpeza dos ouvidos e orelhas é utilizando a toalha, após o banho. Você também pode umedecer a toalha para realizar a limpeza em outras circunstâncias.

Não limpe:

Sim, a melhor opção para um ouvido saudável é não limpá-lo e deixar que o organismo cuide de excretar o excesso de cera, sem intervenção.

Fique atento: o excesso de limpeza dos ouvidos aumenta o risco de acidentes, como a escoriação e ruptura do tímpano, o que pode causar perda de audição.  Em contraponto, a falta de limpeza pode causar o entupimento do ouvido, e, nessas circunstâncias, um médico deve ser procurado. Então, faça a limpeza com moderação!

Extremos

Eczema

Existem pessoas que produzem pouca cera, característica de ouvidos secos. Um dos principais sintomas dessa condição é a coceira dos ouvidos, também chamada de eczema.

Excesso de cera

Quem produz muita cera deve realizar uma limpeza específica uma vez por ano ou de acordo com a indicação médica. Esse excesso pode ser causado por condições ambientais ou devido ao uso de aparelhos auditivos.

Dica para usuários de aparelhos auditivos

Os usuários de aparelhos auditivos devem sempre mantê-los limpos, de acordo com as orientações, pois a cera costuma bloquear a passagem de som podendo, até mesmo, queimar componentes de alguns modelos.

Lembre-se: qualquer mudança na sua audição, sinal de dor ou desconforto, o otorrinolaringologista deverá ser consultado.