Blog

Fones de Ouvido


Como prevenir os danos auditivos causados pelos fones de ouvido?

O uso dos fones de ouvido é crescente. Em todo o mundo, as pessoas utilizam o dispositivo no trajeto para o trabalho, para praticar exercícios, estudar e em outras inúmeras atividades diárias. Afinal, a vida fica, de fato, mais bonita quando há trilha sonora. Mesmo com esse benefício, o uso excessivo dos fones já é um dos principais causadores de dados auditivos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, cerca de 1 bilhão de pessoas possui algum tipo de deficiência na audição. A pergunta agora é: como não entrar para esse grupo e, ainda assim, continuar usufruindo dos amados fones de ouvido? Como resposta, listamos três maneiras de prevenir os prejuízos gerados pelo alto volume:

1.    Reduza o volume do som

O limite seguro de som estabelecido para o ouvido é de 80 decibéis. Os fones de ouvido devem ser usados com o volume até a metade do que é estabelecido, em celulares, computadores e outros aparelhos. Assim, é possível evitar prejuízos à audição. Além disso, é fundamental não deixar que o som do fone impeça que você ouça o que está acontecendo ao seu redor.

2.    Limite o tempo de uso dos fones de ouvido

Para impedir os danos auditivos, é importante também ficar de olho no tempo. As células do ouvido ficam estressadas quando expostas a sons altos por longos períodos. Consequentemente, precisam descansar! Por isso, limite o tempo com os fones. A OMS estipula que o ideal é utilizá-los abaixo dos 80 decibéis. Dessa forma, é possível ouvir música em segurança por até 40 horas por semana.

3.    Não durma com o dispositivo

A música, para algumas pessoas, é essencial para embalar o sono. Identificou-se? Se sim, na hora de dormir, opte por som ambiente e dê preferência às canções mais calmas, que ajudem a relaxar a mente e o corpo. Evitar os fones de ouvido durante toda a noite pode ser indispensável no combate aos problemas de audição.

Seguindo as dicas, você cuida do seu ouvido e preserva a qualidade de vida, sem precisar abrir mão da música em sua rotina. Use os fones de ouvido com moderação e sabedoria! E, se ainda assim, sentir desconforto ou dores no canal auditivo, procure atendimento profissional. Na Audição, você encontra serviços especializados. Confira!