Blog

Dor de ouvido: causas e tratamentos


A dor de ouvido é uma condição gerada por diferentes tipos de infecções no sistema auditivo. A mais comum é conhecida como otite, uma inflamação no ouvido médio localizado atrás do tímpano. Causada por vírus ou bactéria, a disfunção atinge mais as crianças, causando profundo incômodo.

Nos adultos, não é diferente. As dores no ouvido geram irritabilidade e, em alguns casos, prejudicam a audição. Mesmo assim, muitas pessoas não conhecem as razões da dor ou acabam não procurando auxílio médico, o que pode estender o problema. Pensando nisso, explicamos aqui quais são as causas e os tratamentos disponíveis para as infecções:

O que causa dor de ouvido?

A otite é apontada como uma das principais infecções que causam a dor de ouvido. Além dela, distúrbios que afetam outras partes do corpo como o nariz e a boca podem prejudicar o canal auditivo. Entre os problemas estão a artrite no maxilar, a infecção dentária e as inflamações na garganta, que irradiam a dor.

Há, ainda, casos em que o ouvido é afetado por grandes altitudes e em que o tímpano é rompido ou perfurado. Consequentemente, é sempre importante ter cuidado ao usar itens como cotonetes ou qualquer outro objeto de ponta no canal auricular. Quando a tuba auditiva é obstruída, por água ou excesso de cera, também há desconforto.

Qual é o tratamento mais indicado?

O primeiro passo quando a dor no ouvido é recorrente é procurar um especialista. A ajuda médica é fundamental, do mesmo modo, quando existe vazamento de fluidos, como pus ou sangue, e quando a dor é muito intensa. No caso das crianças, marque consultas se os quadros de irritabilidade forem frequentes ou se o pequeno estiver com dificuldade para dormir.

O tratamento, grande parte das vezes, é realizado à base de antibióticos. Existem, entretanto, situações em que a inflamação desaparece sozinha, sem medicamento. Nesse sentido, é importante lembrar que somente um profissional pode definir o melhor método para cada condição.

Para encontrar o médico ideal, conte com os serviços da Audição. Nós, com uma rede de clínicas parceiras, ajudamos você a conhecer os melhores especialistas com orientação e encaminhamento para o tratamento correto.