Blog

Dicas para se adaptar ao uso de aparelhos auditivos


 Os aparelhos auditivos garantem grandes benefícios, mas muitas pessoas desistem de usá-los, mesmo antes de saber como a peça pode mudar a vida dela. Isso acontece porque a adaptação leva um tempo e requer uma dose de dedicação. A paciência é importante, porque os resultados não são obtidos instantaneamente.

 

Se uma pessoa tem perda auditiva há muito tempo, a adaptação será feita aos poucos. À medida que o uso dos aparelhos for aumentando, os resultados serão perceptíveis, porque o cérebro vai se reacostumar à habilidade de ouvir.

Confira algumas dicas abaixo que vão te ajudar a se acostumar com o aparelho auditivo:

  1. Primeiramente, você não deve sentir vergonha dos seus aparelhos auditivos. Além de ser discreto, é algo seu e só interessa a você.
  2. Pratique o reconhecimento da sua voz, fazendo leituras em voz alta. Isso vai te auxiliar a acostumar com o aparelho.
  3. Use o aparelho gradualmente. Comece em casa, por períodos curtos. Aumente conforme a necessidade e à medida que se sentir confortável. Não tenha pressa.
  4. É normal estranhar os sons, portanto tenha os primeiros diálogos com uma pessoa em vez de um grupo. Aumente o número de pessoas aos poucos.
  5. Evite locais muito cheios, com muitos ruídos.
  6. Se for assistir a algum programa na televisão, opte pelos menos barulhentos.
  7. Se sentir qualquer tipo de incômodo, procure seu fonoaudiólogo. Os moldes podem precisar de ajustes.
  8. Aprenda leitura labial, pois vai te auxiliar a entender melhor o que as pessoas estão falando.
  9. Que tal anotar seus avanços? Saiba quais foram os benefícios do aparelho, pois isso vai te estimular a usar mais.
  10. Tenha expectativas reais! Os aparelhos não restaurarão a sua audição original, mas, sem dúvidas, vão te auxiliar a ouvir bem melhor, aumentando sua qualidade de vida.
  11. Não se esqueça de usar seu aparelho. Quanto mais você usa, mais se adapta.

Gostou das dicas? Fique atento e leia sempre as novidades do nosso blog. Qualquer dúvida, entre em contato com a Audição.