Blog

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência: é hora de refletir


No Brasil, 21 de setembro é marcado como o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. O momento é fundamental para promover a reflexão sobre a inclusão social e foi oficializado em 2005. A data não foi escolhida ao acaso. Perto do início da primavera, o período simboliza o nascimento e a renovação da luta das pessoas com deficiência.

A pessoa com deficiência, segundo a Lei Nº 13.146/15, é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. O dia dedicado a essas pessoas surgiu como forma de garantir a integralização na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos. Além disso, também tem o objetivo de quebrar barreiras que possam obstruir a participação delas em atividades sociais.

Inclusão da pessoa com deficiência auditiva

O caso de pessoas com deficiência auditiva acontece quando há perda total ou parcial de detectar sons. Quando o assunto é inclusão, existem inúmeras dificuldades que vão desde a falta de preparo nas escolas até o preconceito. Ainda assim, existem pontos positivos. Hoje, com toda tecnologia, as pessoas com deficiência podem contar com aparelhos auditivos para auxiliar nesse processo.

Os aparelhos auditivos representam o aumento de qualidade de vida de seus usuários. O dispositivo está em constante evolução e possui inúmeros modelos que se adequam a situação de cada um. Seu funcionamento se baseia num ciclo de captação, transmissão e transformação dos sons em impulsos elétricos e conta com três partes simples: microfone, amplificador e receptor. O uso facilita a comunicação da pessoa com deficiência e, consequentemente, melhora a inclusão.

Do ponto de vista social, as barreiras humanas, muitas vezes, impedem que a pessoa com deficiência tenha participação ativa na sociedade. Nesse caso, entra a importância do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Desenvolver meios que promovam a inclusão é tarefa para todos os dias e, claro, para aqueles que trabalham na área e podem ser o caminho para integração dessas pessoas.

A Audição acredita nessa ideia e apoia o movimento. Trabalhamos com soluções e estamos sempre investindo em treinamentos e novas tecnologias para oferecer os melhores produtos. Conheça nossos serviços!