Blog

Cuidados com a audição no carnaval


Carnaval é tempo de alegria, folia e muito barulho. Nesse período, é comum o alerta sobre o cuidado com a saúde, com a alimentação e com o sol, mas pouco se fala sobre os cuidados com a audição. E esse sentido merece atenção, principalmente porque o barulho costuma ser mais alto que o normal, com instrumentos musicais, carros de som e trio elétrico.

Entenda mais:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) determina que sons acima de 85 decibéis já são considerados prejudiciais à saúde auditiva, principalmente se o tempo de exposição for longo. No carnaval, as medições podem apontar até 120 decibéis, ou seja, realmente muito alto. Passar os dias de folia escutando um som dessa altura pode ser prejudicial, causando zumbidos e pressão nos ouvidos.

O ideal é não ficar muito próximo às caixas de som e limitar o horário exposto ao barulho alto. Outra dica é proteger o ouvido e fazer pausas. Pode parecer estranho fugir do som no carnaval, mas esses cuidados com a audição são necessários, principalmente para quem já tem algum problema ou usa aparelho auditivo. Se você faz parte de uma bateria ou vai acompanhar uma, o ideal é usar protetores auriculares.

O alerta é ainda mais importante para as crianças e os bebês. Os pais devem manter as crianças distantes das fontes sonoras. Após a festa, você pode questionar a criança se ela percebeu alguma mudança na audição. Se a resposta for positiva, consulte um otorrinolaringologista.

Proteja a sua saúde no carnaval e tome alguns cuidados com a audição. As consequências dessa falta de proteção podem ser graves e persistentes. Aproveite a folia com alegria e responsabilidade.