Blog

Crianças com problemas de audição podem ter dificuldades na escola


A infância é um período em que as crianças aprendem a desenvolver a fala, bem como as primeiras palavras. Portanto, é um período muito importante, principalmente para a audição, já que ela influencia na comunicação e na aprendizagem.

Quando esse processo de audição apresenta algum obstáculo, a criança pode desenvolver algum déficit no aprendizado.

Um exemplo de empecilho é a otite, muito comum nessa fase, ou cera no ouvido, que não é prejudicial, mas precisa ser retirada por um profissional especializado.

Uma boa dica para manter o cuidado com a audição é realizar uma triagem auditiva no período escolar. A prática compõe o processo de diagnóstico de perdas auditivas nessa fase. O indicado é realizá-la entre quatro e seis anos, e repeti-la a cada ano.

Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, mais eficaz poderá ser o tratamento da deficiência, permitindo-se o aprendizado nessa fase tão importante da vida dos pequenos. Para isso, a atenção dos pais deve ser redobrada. Algumas crianças apresentam sintomas de forma silenciosa e têm o rendimento escolar diminuído. Em alguns casos, os responsáveis desconfiam de problemas de vista, mas devem atentar-se para a audição também.

Algumas características são perceptíveis nessa situação, como dificuldades no aprendizado, no relacionamento com os colegas e na escuta das explicações dos professores, além de baixa autoestima.

Confira alguns pontos que devem ser observados nas crianças para identificar dificuldades na audição:

• Ouve bem em alguns momentos, mas em outros não;
• Assiste televisão no volume bem mais alto que o comum;
• Pergunta frequentemente: “o quê?”;
• Parece desatento;
• Passa a falar mais alto do que costumava;
• Posiciona a mão na orelha ou movimenta a cabeça para a frente para tentar ouvir melhor;
• Tenta entender o que você fala através da movimentação labial.

Se você perceber alguma situação diferente na audição do seu filho, procure um otorrinolaringologista. Mesmo que não perceba um problema pontual, é importante realizar exames de rotina nas crianças para prevenir complicações futuras.