Blog

Conheça os tipos de perda de audição e descubra como cuidar da saúde auditiva


No início do ano, muitas pessoas fazem novas resoluções, mas nem sempre se recordam de dar uma atenção especial à saúde. Se essa parte estiver prejudicada, muitos planos, com certeza, não poderão ser concretizados. Que tal se dedicar à sua saúde auditiva? Comece 2019 se cuidando para não ter perda de audição.

 

O que é, realmente, a perda da audição?

A perda auditiva acontece quando você não consegue ouvir o som em um ou ambos os ouvidos. Ela pode variar entre os níveis leve e completo.

– Leve: você não consegue ouvir o discurso suave (25 a 40 decibéis);

– Grave: você não consegue ouvir sons muito altos;

– Completo: você não consegue ouvir nada. (Perda auditiva completa também é chamada de surdez).

 

Os tipos comuns de perda auditiva são:

– Perda auditiva condutiva: acontece quando há um problema no ouvido, externo ou médio, que diminui ou impede a passagem das ondas sonoras. Os problemas podem ser o bloqueio no canal auditivo, os danos ao tímpano ou ossículos, e o líquido no ouvido médio. Esse tipo de perda auditiva pode ser tratado e, geralmente, é temporário.

– Perda de audição neurosensorial: acontece quando há um problema com o ouvido interno. Pode acontecer quando os nervos dele estão danificados. Esse tipo é permanente.

– Perda auditiva mista: é uma combinação de perda auditiva condutiva e neurossensorial. Esse tipo é permanente.

 

Quais são os sintomas da perda auditiva?

A perda auditiva pode ser gradual ou repentina. Também pode ser leve, resultando em dificuldades para conversar, ou grave, provocando a surdez completa. Se a perda auditiva for súbita, ela pode estar associada a algum trauma, inflamação ou problema na circulação sanguínea. Além disso, a perda auditiva pode ser unilateral (em apenas uma orelha) ou bilateral (nas duas orelhas). O último caso é, geralmente, associado a causas condutivas e trauma.

Se não conseguir determinar a causa da sua perda auditiva, consulte um médico. Faça o teste auditivo periodicamente para avaliar como está a sua saúde. Outra dica importante é cuidar dos seus ouvidos no verão. Já fizemos um artigo sobre esse assunto. Confira aqui! Cuide da sua audição!