Blog

Como os fogos de artifício prejudicam a audição?


A exposição contínua a sons altos pode gerar danos permanentes à audição. O caso dos fogos de artifício, comuns na época das festas juninas e no final do ano, não é diferente. Em junho e julho, todos desejam os clássicos da comemoração que incluem quadrilhas, bandeirinhas e, claro, muita comida típica. Além desses itens, a procura pelos chamados rojões e fogos também aumenta.

Apesar de serem, da mesma forma, tradicionais da celebração, o barulho feito por eles pode chegar a cerca de 150 a 175 decibéis. Para adultos, o máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde são 140 decibéis. No caso das crianças, o valor indicado é apenas de 120. Consequentemente, a exposição aos fogos de artifício é perigosa, podendo causar perda auditiva temporária ou definitiva.

Os sintomas de problemas na audição

Os sintomas de distúrbios no ouvido causados pelo barulho intenso dos fogos de artifício são imediatos. O sinal mais recorrente é o zumbido, transtorno que já atinge milhões de pessoas no mundo. Existem, ainda, reações como a sensação de pressão nos ouvidos, irritação com sons altos e dificuldade para escutar.

Caso os sintomas permaneçam, é necessário procurar um otorrinolaringologista para realizar a avaliação do dano. É frequente no período de festas a perda de audição unilateral, em apenas um dos ouvidos, que também deve ser estudada por um profissional da área. O exame para diagnosticar prejuízos no canal auditivo é a audiometria.

Tratamento com aparelhos auditivos

Quando, no diagnóstico, é comprovado que o barulho excessivo comprometeu as estruturas internas do ouvido, o quadro é irreversível. Mesmo assim, quanto mais rápido se iniciar o tratamento, melhores serão os resultados. Na maioria dos casos, o mais indicado é o uso de aparelhos auditivos.

Os dispositivos para audição são acessórios que facilitam a compreensão e o dia a dia de quem tem algum nível na perda auditiva. Na Audição, trabalhamos com aparelhos que garantem mais qualidade de vida e conforto. Conheça os produtos disponíveis!