Blog
Como funcionam os aparelhos auditivos
Os aparelhos auditivos representam o aumento da qualidade de vida de seus usuários e sua criação data de 1898, quando a empresa Akouphone desenvolveu o primeiro protótipo desenvolvido em escala comercial. Desde então a tecnologia evoluiu muito e os aparelhos que antes era grandes e pesados, agora se tornaram cada vez mais confortáveis, pequenos e com maior autonomia de uso.
São vários os tipos e modelos de aparelhos, mas de maneira simples, seu funcionamento se baseia num ciclo de captação, transmissão e transformação dos sons em impulsos elétricos. O aparelho auditivo é um dispositivo eletrônico que tem três partes simples, uma delas é o microfone, a outra um amplificador e, por último, o receptor.
Como funciona:
- Os microfones captam os sons do ambiente;
- Os sons são analisados pelo chip de processamento do aparelho;
- Os sons amplificados são enviados para o receptor;
- Esses sons são transmitidos pelo receptor para o ouvido interno através do tubo molde com o receptor dentro do ouvido;
- No ouvido interno, os sons são transformados em impulsos elétricos;
- Os impulsos são captados pelo cérebro onde serão processados.
Os principais tipos de modelos são:
Retroauricular: usado encaixado na parte superior externa da orelha, e ligado ao ouvido por um fino tubo que conduz o som. Possui controles internos de programação, como regulação de volume, e compartimento de pilha.
Intracanal: é de uso interno, fixado dentro do canal auditivo, fabricado após realização de um molde do ouvido. Pode ter controle interno ou externo com botão de volume e programação para controle da função, e compartimento de pilha.
Intracanal profundo:com tecnologia digital, de uso interno, sendo praticamente invisível quando colocado. Se adapta muito bem para pessoas com perda de audição leve a moderada.