Blog

Como cuidar dos ouvidos no inverno


Cuidar a saúde é essencial o ano inteiro, mas, no clima mais frio, esse cuidado deve ser redobrado. Principalmente o cuidado com os ouvidos no inverno, pois as inflamações podem ser mais frequentes, devido às doenças respiratórias. Isso acontece porque a exposição ao vento gera dor de ouvido, que muitas vezes não é cuidada. A explicação para a ligação de doenças respiratórias com o ouvido é porque o nariz é ligado a ele.

 

Em crianças, a inflamação pode ser pior, pois a tuba auditiva é menor e fica próximo da garganta. Os adultos têm uma tuba auditiva maior e angulada. Com isso, o organismo cria mais defesas. Mas, mesmo assim, é propenso às infecções.

 

Previna-se. Cuide dos seus ouvidos no inverno

 

Para diminuir as chances de ter dor de ouvido e outras complicações, o cuidado deve existir para evitar resfriados, rinite, sinusite, bronquite e faringite. Para isso, evite contato com pessoas que já estão doentes. Outras dicas também são importantes, como evitar a exposição ao mofo, a pelos de animais e contato com poeira. Ande agasalhado e cubra os ouvidos, se possível, com gorros de lã ou tapa orelha.

 

Tenha atenção com a alimentação. A vitamina B12 é de suma importância para os ouvidos e para o sistema nervoso. A higiene também é essencial. Limpe os ouvidos com cuidado e não introduza cotonetes ou outros objetos.

 

Como já foi dito, o cuidado com as crianças deve ser maior. Com bebês, a atenção deve ser na hora da amamentação, devido à tuba auditiva ser muito perto da garganta do bebê. A indicação é esperar um tempo após a alimentação para evitar vômitos. Por ser perto da garanta, as chances da entrada de bactérias no ouvido aumentam.

 

Não se automedique

 

O cuidado com os ouvidos no inverno deve ser intensificado em relação às outras temperaturas. Se você perceber algum desconforto, procure um profissional. Especialistas alertam quanto aos remédios caseiros. Eles não são comprovados e podem causar problemas piores para a saúde do tímpano.