Blog

Aprendizagem e audição: os sinais de perda auditiva nas crianças


Desde pequenos, ainda nos primeiros anos de vida, a capacidade auditiva é uma parte fundamental para o nosso desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Quando crianças, a audição tem papel essencial, também, para a aprendizagem e o desempenho escolar. Por isso, a identificação precoce de qualquer alteração é importante para que, brevemente, seja corrigida e não afete a evolução da linguagem.

São vários os distúrbios auditivos que podem afetar os pequenos. A infecção no ouvido, por exemplo, chamada de otite média, é bastante comum. Se não for tratada adequadamente, é capaz de causar deficiência ao longo do tempo. A perda de audição, por vezes, é temporária e, em casos mais graves, permanente. Para prevenir problemas, inclusive de aprendizagem, é preciso ter atenção aos sinais.

Quais são os sintomas de perda auditiva em crianças?

A dificuldade de ouvir e interpretar sons pode ser percebida em qualquer idade, desde os meses iniciais de vida até a adolescência. Bebês que não reagem a ruídos e vozes e crianças que não respondem a chamados e são muito desatentas devem ser avaliados. Já mais velhos, ter disfunções comportamentais, falta de atenção e necessidade de assistir à televisão com volume muito alto são sintomas.

Além disso, atrasos na fala e dificuldades para cumprir comandos simples precisam ser analisados por um profissional de saúde. Na suspeita de deficiência auditiva, o pediatra, que acompanha o crescimento da criança, a encaminhará ao otorrinolaringologista ou ao fonoaudiólogo para que o diagnóstico possa ser feito com segurança e tratado a tempo.

A partir da conclusão dos testes realizados pelo médico, serão feitas as intervenções necessárias para auxiliar a criança no processo de percepção dos sons da fala. Nesse momento, orientações sobre a questão são dadas à família. Cada caso é avaliado de maneira individual. O tratamento, de forma geral, inclui o uso de aparelhos auditivos e dispositivos de audição assistida. Ao falarmos de aprendizagem, uma terapia de linguagem focada no desenvolvimento da comunicação infantil fará toda a diferença.

Não conhece os recursos disponíveis para o cuidado com a audição infantil? Visite uma de nossas unidades ou agende um atendimento domiciliar e conte com uma equipe especializada para tirar todas as suas dúvidas. Percebeu algo diferente no seu filho? Não hesite: procure ajuda profissional!