Blog

Aparelhos auditivos: cuide bem deles


Os aparelhos auditivos são peças fundamentais para a vida de quem os usa. Por isso, tomar alguns cuidados é importante para preservar o equipamento, aumentando sua durabilidade, e, principalmente, para manter a qualidade sonora. São ações que vão desde revisões periódicas ao simples manuseio. Confira algumas dicas para que seu aparelho esteja sempre funcionando corretamente:

 

Umidade

Como em qualquer equipamento eletrônico, a umidade pode provocar um processo de oxidação que deteriora o material a ponto de ficar inutilizado. Qualquer líquido e até mesmo o suor e o vapor podem ser agentes facilitadores da oxidação. ATENÇÃO: – Mantenha seu aparelho seco; – Utilize o Kit Desumidificador diariamente; – Realize as manutenções preventivas de acordo com o indicado na garantia; – Caso o seu aparelho entre em contato com líquidos ou umidade, coloque-o imediatamente no Kit Desumidificador e leve-o a uma de nossas lojas o mais breve possível. Nunca use equipamentos como micro-ondas e secador de cabelo para secar o aparelho.

 

Choque

O impacto pode provocar danos ao aparelho auditivo, sendo necessário realizar reparo e troca de peças, ocorrendo até a perda total do equipamento. Manuseie com o máximo de cuidado e, caso não esteja seguro, o faça sempre sobre uma superfície macia, para amortecer em caso de queda. Mantenha seus aparelhos longe do alcance de animais domésticos. ATENÇÃO: – Sempre guarde seu aparelho no estojo, já que sua função é proteger o aparelho; – Mantenha o aparelho em locais protegidos e que não haja risco de queda.

 

Bateria

O aparelho auditivo utiliza uma bateria com material e voltagem específicos para seu funcionamento. ATENÇÃO: – Não utilize baterias que não foram fabricadas para o uso em aparelho auditivo; – As baterias devem ser armazenadas longe de calor, frio e umidade. Deve-se evitar também deixá-las próximas a equipamentos eletrônicos; – Observe a validade da bateria. Elas normalmente duram anos quando armazenadas de forma correta e sem a retirada dos selos de proteção. – Assim como qualquer pilha, dessas baterias pode vazar um líquido, normalmente quando não estocadas de forma adequada, ou quando deixadas por muito tempo no aparelho auditivo. Caso isso ocorra, coloque-o imediatamente no Kit Desumidificador e leve-o a uma de nossas lojas o mais breve possível.

 

Poeira

Alguns aparelhos não possuem proteção contra poeira, portanto: – Sempre guarde seu aparelho no estojo, já que sua função é proteger o aparelho; – Realize as manutenções preventivas de acordo com o indicado na garantia.

 

Cerúmen (Cera)

Cada pessoa apresenta diferentes níveis de produção de cera, portanto é importante observar de quanto em quanto tempo deve ser procurado o otorrinolaringologista para realizar a remoção. A característica da cera também varia de um indivíduo para o outro. Ela pode ter consistências distintas, o que pode exigir diferentes formas de cuidado na limpeza diária do aparelho. ATENÇÃO – Limpe seu aparelho diariamente, ou sempre que retirá-lo, com um lenço de papel seco; A limpeza externa pode ser feita quando for necessário em casa ou em uma de nossas lojas: – No caso de um intracanal (dentro da orelha), vire a ponta para baixo e passe uma escovinha seca para evitar o acúmulo de cera no canal onde há saída de som do aparelho. – No caso de um retroauricular (atrás da orelha), a limpeza é realizada somente no tubo e molde, podendo utilizar água e sabão, porém é necessário que eles estejam secos antes de serem recolocados. Alguns aparelhos possuem um fio para limpeza no caso de entupimento do microtubo.

 

Cuidados extras

Os aparelhos auditivos interagem de forma diferente com alguns equipamentos eletrônicos a que podemos estar expostos, como: detector de metais, equipamentos de Raios X, equipamentos de radiotransmissão (viagens de avião), etc. É importante pesquisar se o uso é permitido em tais situações específicas e se pode prejudicar/danificar os procedimentos ou o aparelho auditivo. Ao usuário de marca-passo, e outros equipamentos indispensáveis: é importante verificar as orientações dos fabricantes para evitar possíveis interferências. A limpeza é recomendada para prolongar a vida útil do aparelho auditivo; o seu custo só é cobrado após o fim da garantia. O aparelho auditivo é um amplificador que segue os parâmetros auditivos de cada indivíduo, portanto recomendamos a realização da pesquisa de limiares tonais regularmente. O seu Kit Desumidificador tem validade de um ano, mas deve ser trocado antes, quando necessário.

 

ATENÇÃO: Não seguir esses cuidados pode ocasionar danos não cobertos pela garantia.