Blog

Aparelho auditivo para teatros e cinemas


Os aparelhos auditivos estão cada vez mais tecnológicos e modernos. Os avanços são responsáveis por ajudar a promover a acessibilidade e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Pode parecer simples, mas nem sempre é possível que pacientes com algum grau de perda auditiva desfrutem do prazer de assistir a uma peça ou filme. Mesmo no caso de filmes legendados, a experiência nem sempre é vivida de maneira completa. No caso de espetáculos em teatros, é ainda pior, porque a distância do palco dificulta a compreensão das falas.

 

Pensando em resolver o problema, alguns teatros e cinemas possuem o sistema teleloop, que envia o som diretamente para o aparelho auditivo. Para utilizar o sistema, é preciso que seu aparelho auditivo tenha conexão bluetooth para receber a retransmissão do som. Assim, pessoas com algum tipo de deficiência auditiva podem acompanhar espetáculos, peças teatrais e filmes. Consequentemente, o sistema promove a inclusão dos pacientes, aumentando a interação social e a autoestima.

 

Além disso, os aparelhos auditivos com bluetooth possuem recursos que possibilitam ouvir os sons das ligações telefônicas diretamente no ouvido. Por meio da conexão, é possível utilizar os smartphones com maior conforto e agilidade.

 

Aparelhos auditivos aproximam as pessoas

 

Aparelhos auditivos são capazes de devolver ao paciente o prazer de realizar coisas simples. Conversar com as pessoas, ouvir música, divertir-se com os amigos e, sobretudo, conviver.

 

A perda auditiva, parcial ou total, tende a excluir o paciente da interação social e impor algumas barreiras. O uso de aparelho auditivo, por outro lado, devolve a autonomia e o bem-estar da pessoa com deficiência auditiva.

 

Como seu aparelho auditivo funciona?

 

Existem vários tipos de aparelhos auditivos, mas, basicamente, o aparelho se divide em três partes: microfone, amplificador e receptor.

 

  • Os microfones captam os sons do ambiente;
  • Os sons são analisados pelo chip de processamento do aparelho auditivo;
  • Os sons amplificados são enviados para o receptor;
  • Esses sons são transmitidos pelo receptor para o ouvido interno através do tubo molde ou tubo fino com o receptor dentro do ouvido;
  • No ouvido interno, os sons são transformados em impulsos elétricos;
  • Os impulsos são captados pelo cérebro, onde serão processados.

 

Preparamos um material detalhado em nosso blog. Para saber mais sobre o funcionamento dos aparelhos auditivos, clique aqui.