Blog

Aparelho auditivo: 5 dicas para melhorar a adaptação


O momento da perda da audição pode ser um período complicado para algumas pessoas. Por isso, o uso de aparelhos auditivos exige suporte e paciência, afinal, a adaptação leva certo tempo. O processo também gera muitas dúvidas sobre como o aparelho pode mudar a percepção do que acontece ao nosso redor. Para alinhar as expectativas, separamos algumas dicas sobre a adaptação. Confira:

1.     Siga o processo de adaptação corretamente

Os aparelhos auditivos podem ser experimentados de 3 a 7 dias. Nesse período, o paciente deve encontrar o profissional responsável para fazer os ajustes necessários, expor as dificuldades e receber orientação sobre o manuseio. Essa é uma parte essencial do processo, a base para os próximos passos da adaptação.

2.     Procure conselhos e troque experiências

Conversar com pessoas que também estão passando ou já passaram pelo processo de adaptação com aparelhos auditivos é importante para ter expectativas reais. Compartilhar experiências ajuda a eliminar algumas dúvidas e perceber como alguns problemas são comuns.

3.     Esteja sempre atento

Prestar atenção e saber falar sobre os momentos em que ouve melhor ou pior pode ser a solução para uma adaptação mais rápida. Um bom passo é começar a anotar as situações e os detalhes observados, o que vai ajudar o profissional a definir com mais certeza o que deve ser modificado e melhorado no seu aparelho.

4.     Os testes devem começar devagar

As conversas com uma pessoa de cada vez facilitam o entendimento. Comece por elas! Depois, vá aumentando os interlocutores e observando se o aparelho está sendo eficaz e cumprindo o seu papel. Também esteja atento aos sinais corporais e aos lábios da pessoa com quem está conversando para entender o contexto.

5.     Não deixe de usar o aparelho auditivo

Pode parecer óbvio, mas o incômodo e a falta de costume, muitas vezes, fazem os pacientes desistirem do aparelho. Esse é o principal problema na adaptação. Usar o aparelho auditivo o máximo que puder durante o dia é muito importante para se habituar, explorando diferentes situações e ambientes. Lembre-se de tirar na hora do banho e para dormir.

Seguindo as orientações e com acompanhando médico adequado, melhores resultados são atingidos e a adaptação é mais rápida. É importante lembrar, ainda, que o andamento depende de outros fatores, como a idade e o tipo de problema auditivo que está sendo tratado. Na Audição, além de atendimento profissional e aparelhos de qualidade, oferecemos assistência técnica especializada. Conheça nossos serviços!