Blog

A reabilitação da audição e o impacto na qualidade de vida


A perda da audição influencia diretamente a socialização do indivíduo. Essa condição é muito comum e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta um terço das pessoas com mais de 65 anos e metade da população mundial com idade superior a 75 anos. A boa notícia é que a surdez pode ser atenuada por meio da reabilitação auditiva. Dessa forma, a qualidade de vida de quem perdeu esse importante sentido é impactada positivamente.

Vivemos em sociedade, de forma que estabelecer relações constantemente é necessário para darmos conta das diversas atividades do dia a dia. Quando há a ruptura na habilidade de comunicação, devido à dificuldade imposta pela perda auditiva, isso vem acompanhado de outras circunstâncias. Depressão, risco de tropeços e quedas e chances de atropelamento aumentam.

Cuidado

Ao perceber qualquer alteração em sua audição, a postura recomendada é buscar o atendimento especializado o mais rápido possível. Afinal, quanto antes a perda auditiva for diagnosticada, menores serão seus efeitos. Um otorrino e um fonoaudiólogo poderão ajudar.

É importante também ficar atento às sensações de zumbido, ouvido entupido ou quando as pessoas com quem você convive sinalizam que o volume da sua voz aumentou muito. Pedir para as pessoas repetirem informações com frequência e apresentar dificuldade em usar o telefone são outros sinais de que alguma coisa precisa ser corrigida. Basta fazer um simples exame de audiometria para constatar a situação.

Pense em como a conexão com seus amigos e familiares é significativa em sua vida. Considere também o peso da autonomia em sua autoestima. Vale a pena buscar o cuidado e investir na reabilitação auditiva para não perder nada do que você considera precioso.

Tratamento

O tratamento consiste no uso de aparelhos auditivos que aperfeiçoam a qualidade do som. Nas situações mais graves, são indicados implantes cocleares e de ouvido médio, que possuem mecanismos diferenciados de conversão do som.

Neste texto você viu que a surdez é um problema muito comum que afeta grande parte da população. No entanto, o tratamento para reabilitação auditiva é muito simples. Decidir se cuidar é um passo importante em direção à qualidade de vida e à autoestima. Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com a gente!