Blog

5 dicas para cuidar da audição no verão


A estação mais quente do ano merece atenção e cuidados especiais. Durante o verão, é normal que a frequência do uso de piscinas e de visitas à praia aumente. O maior contato com a água pode fazer crescer as chances de infecções no ouvido. Isso acontece porque a umidade pode modificar o revestimento do canal auditivo, diminuindo a proteção do local. Por isso, é importante pensar alternativas para prevenir os problemas de audição.

Para as pessoas que utilizam aparelhos auditivos, existem considerações que precisam ser feitas para manter seu bom funcionamento. Pensando nelas e também nos cuidados gerais, separamos algumas dicas. Confira:

1.     Atenção aos protetores solares

No verão, não dá para dispensar o uso dos protetores solares. Na hora da aplicação, tenha cuidado com os aparelhos auditivos. O material dos dispositivos, muitas vezes, pode ser sensível a alguns agentes químicos presentes em cosméticos, incluindo nos protetores. Por isso, opte por retirar os aparelhos auditivos antes de usar o produto. Depois, lave as mãos e os coloque de volta.

2.     Seque bem as orelhas depois de nadar

Apenas com uma toalha de papel, seque as orelhas depois de usar piscinas ou ir à praia. Assim, é possível reduzir a umidade e manter o desempenho normal do ouvido. Não introduza cotonetes ou outros objetos no canal auditivo, isso pode machucar ou sensibilizar a região afetando o seu funcionamento natural.

3.     Mantenha os aparelhos auditivos em ambientes frescos

O excesso de calor pode danificar os aparelhos auditivos. Evite deixar o dispositivo exposto em lugares de calor extremo e o proteja também da luz solar direta. Não guarde em carros e mantenha sempre longe de radiadores. Em locais de praia, é importante ter um lugar seco e seguro para guardá-los.

4.     Procure sempre um profissional se sentir dor nos ouvidos

Apenas um profissional pode orientar de forma correta os casos de dores ou incômodos no ouvido. Antes de usar qualquer remédio, é importante visitar um médico que vai examinar e identificar os possíveis tratamentos, inclusive a utilização de aparelho auditivo. Para saber mais, conheça alguns serviços e entre em contato com especialistas.

5.     Limpe os aparelhos com frequência

Com o calor, é comum que a transpiração do corpo aumente. Para evitar que isso leve ao desenvolvimento de fungos no aparelho auditivo, é fundamental, principalmente no verão, que haja limpeza regular com produtos desinfetantes. Em casos que necessitem reparos, é indicado que a pessoa que utiliza o dispositivo procure uma assistência técnica qualificada e com garantia.